quinta-feira, 10 de abril de 2014

Países da copa

Colómbia


A Colômbia pré-colombiana

Mais de doze culturas habitaram o território colombiano antes da conquista e deixaram testemunho do elevado nível de desenvolvimento que atingiram. Cidades e caminhos de pedra, estátuas, urnas funerárias e refinadas peças de ouro e cerâmica fazem parte da herança que hoje nos permite conhecer sua forma de vida e crença.
Os muiscas, situados no planalto cundiboyacense, eram um povo de agricultores. Foram excelentes ourives e oleiros e deixaram incalculáveis tesouros. O mito do El Dorado, que inspirou a conquista do interior do continente, teve sua origem na cerimônia de investidura do novo cacique que, cobertos de ouro, dirigia-se numa balsa para o centro da lagoa de Guatavita acompanhado de seus sacerdotes.
A olaria e ourivesaria também se destacam nas culturas Quimbaya, Sinú, Tayrona e Calima. Suas obras podem ser apreciadas no Museu do Ouro do Banco da República, no Museu Arqueológico Casa do Marqués de San Jorge e no Museu Nacional, em Bogotá; no Museu da cultura Quimbaya em Armênia; no Museu da cultura Tayrona em Santa Marta e no Museu da Cultura Sinú em Cartagena. Em galerias especializadas se podem adquirir réplicas elaboradas com as mesmas técnicas que utilizaram os grupos indígenas.
Antes da chegada dos espanhóis às Américas, a região onde hoje está Colômbia era habitada por várias tribos indígenas que haviam atingido um bom nível de desenvolvimento, destacando-se a tribo muiscas, conhecidos também como chibchas.
Os primeiros espanhóis a pisarem em terras colombianas foram Alonso de Ojeda e João da Cosa em 1499. Posteriormente, várias expedições passaram pela região litorânea, até que, em 1525, foi fundada a primeira cidade da Colômbia: Santa Maria. Cartagena foi fundada oito anos depois, em 1533. Em 1538, Gonzalo Jiménez de Ojeda, após derrotar os índios chibchas, fundou a cidade de Santa Fé de Bogotá, e deu um nome ao país que se formava: Nova Granada. A região, rica em minerais, esteve sempre na mira dos piratas (corsários), e anos depois, dos franceses e ingleses.
Até 1717, a região da então Nova Granada era dependente da administração de Lima, no Peru. A partir desse ano, Bogotá passou a ser a capital de um novo vice-reinado, o vice-reinado de Nova Granada, que agregava os territórios correspondentes aos atuais Panamá, Equador, Venezuela e Colômbia.
Em 1811, Simón Bolívar, militar e político, proclamou a independência da então Nova Granada. Devido à resistência dos espanhóis, somente em 1819, foi criada a República da Colômbia, foi promulgada a primeira constituição, e Simón Bolívar foi declarado presidente. Em 1821, a região era chamada de Grã-Colombia, sendo que a liderança dessa grande área era de Simón Bolívar.
A partir de 1830, com a morte de Bolívar, Equador e Venezuela se tornaram independentes. A independência do Panamá ocorreu em 1903.
Em 1849, são formados os dois partidos políticos colombianos: o Liberal e o Conservador. A rivalidade entre eles deu inicio a uma guerra civil em 1899, conhecida como a Guerra dos Mil Dias, que teve fim em 1903. Instaurou-se então um período de relativa paz.
Em 1948, com o assassinato do líder liberal Jorge Eliecer Gaitán, explodiu novamente a rivalidade entre liberais e conservadores. A violência teve inicio em Bogotá e se espalhou pelo interior do país, levando milhares à morte. O conflito levou os partidos rivais a um acordo. Os líderes deram respaldo a um golpe militar (1953 e 1958) e resolveram que o poder seria compartilhado.
Porém, alguns líderes liberais que viveram a violência, nas décadas de 30 e 40, insatisfeitos com o acordo, instituíram as Forças Armadas da Colômbia (Farc), em 1964.
Após as Farc, outras organizações de guerrilheiros foram fundadas, como o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Movimento revolucionário 19 de abril (M-19). Atualmente o M-19 é um partido político.
A partir dos anos 70, os Cartéis do Narcotráfico se estabelecem na Colômbia, implantando um poder paralelo. O país passou a produzir cocaína em grande escala na década de 80, já em parceria com as Farc.
A luta contra o narcotráfico é iniciada em 1984. Na década de 90 os Estados Unidos se envolvem na guerra contra o narcotráfico, caçando os lideres dos cartéis. Na época foi preso o narcotraficante, líder do cartel de Medellín, Pablo Escobar.
Atualmente, a Colômbia é a maior produtor de cocaína do mundo, abastecendo principalmente os Estados Unidos. As Farc dominam cerca de 20% do território colombiano, e conta com aproximadamente 17 mil guerrilheiros.

DADOS PRINCIPAIS:
Área1.141.748 km²
CapitalBogotá
População: 45,2 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: Peso colombiano 
Nome Oficial
:  República da Colômbia
Nacionalidade: colombiana
Data Nacional20 de julho - Dia da Independência
GovernoRepública Presidencialista
Presidente da República: Juan Manuel Santos
Divisão administrativa: 32 departamentos e o distrito da capital.
brasão da Colômbia Brasão de armas da Colômbia

GEOGRAFIA:
Mapa da Colômbia
Localização: noroeste da América do Sul
Cidade PrincipaisBogotá, CaliMedellínBarranquilla e Cartagena.
Densidade Demográfica: 39,5 hab./km2
Fuso Horário: - 2h
Clima: De montanha (região central) e equatorial (
leste e região litorânea).
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: eurameríndios 58%, europeus ibéricos 20%, eurafricanos 14%, afro-americanos 4%, ameríndios 1%, outros 3%
Idioma
:  Espanhol (oficial)
Religião
cristianismo 95,2% (católicos) e outras religiões 4,8%
IDH: 0,719 (Pnud 2012) - elevado
Gini (ano 2006) - 58.5 (alto)
Expectativa de vida ao nascer
74,8 anos (estimativa 2012)
Taxa de alfabetização
90,5% da população (Censo 2055)

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas:  café (principal), cacau, cana-de-açúcar, tabaco, banana, arroz, mandioca e batata
Pecuária: caprinos, eqüinos, bovinos, suínos e aves.
Mineração:  petróleocarvão mineral, gás natural, níquel, ouro e pedras preciosas.
Indústria
: alimentos, roupas, bebidas, máquinas e transportes.
Renda per capita:  US$ 10.700 (estimativa 2012).
PIB: US$ 500 bilhões (estimativa 2012)
RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Aliança do Pacífico, Banco Mundial, Comunidade Andina, FMI, Grupo do Rio, Mercosul (membro associado), OEA, OMC e ONU.

Pontos de turismo






Jogadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário