Países da copa
Costa rica
Na pré-hispânica vezes costa Rica, dada a sua localização geográfica, foi influenciado por duas áreas de alta cultura: andina e mesoamericana. Aborígines que residem no sudoeste do Pacífico do país teve contato com os povos andinos, enquanto que os nativos do norte foram influenciados pelas culturas mesoamericanas. Podemos dizer que as sociedades aldeia início no território da moderna Costa Rica, eram iguais, mas como a agricultura disseminação eo uso de instrumentos, por volta de 500 aC surgiu a figura do cacique.
Os chefes, eram figuras de autoridade para reforçar a sua liderança começaram a usar símbolos que provariam seus materiais ninho. Mais tarde, os chefes são confederações distintas, permitindo a existência de grandes aldeias e cidades que recebem os impostos pagos secundárias tributo.
Apartir de 300DC populações teve uma vida econômica mais complexa, permitindo maiores aldeias e maior divisão do trabalho.
A introdução do cacau, que vieram do norte, contribuindo para aumentar o comércio, muitas das aldeias sobreviveu até a chegada dos espanhóis.
No ano de 1502, durante a 4 ª viagem de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo, percorreu a costa atlântica da Costa Rica. Após a primeira reunião entre os habitantes espanhóis e nativos das Américas começou o processo de conquista e colonização. Durante colonial Costa Rica fazia parte do Vice-Reino da Nova Espanha.
Posteriormente, a Costa Rica era parte do Governo Provincial da Nicarágua e Costa Rica, esta divisão administrativa resultou da Constituição de Cádiz, aprovada em Espanha entre 1812 e 1814.
A 15 de setembro, 1821 Costa Rica ganhou independência e, posteriormente, adere à Federação da América Central. No entanto, Costa Rica deixou a Federação em 1938, sendo chefe de Braulio Carrillo.
A proclamação da República foi em 1848, o primeiro presidente foi o Dr. José María Castro Madriz. É neste contexto que a Costa Rica se tornou uma república em 1848.
Durante os anos de 1856 e 1857, e como república independente, Costa Rica experimentou um de seus eventos mais importantes, a Campanha Nacional de 1956, no qual ele lutou em uma guerra contra as forças armadas dos estados sulistas dos Estados Unidos, comandado por William Walker. William Walker, um médico, advogado e jornalista e tinha planejado para tornar a América Central uma região fornecedora de escravos para o norte do continente. O grupo que acompanhou Walker chamado obstrução. Durante a Campanha Nacional de 1856, as tropas Costa Rica derrotou as forças de Walker em Santa Rosa e Sardinal (território da Costa Rica) e Rivas (território da Nicarágua). Obstrucionismo tropas se renderam em 1 de Maio de 1857.
Durante o século XIX, algumas decisões dos governantes foram determinantes para o desenvolvimento do país, a afirmação de que a educação é gratuita e obrigatória é estabelecida em 1869. Durante a segunda metade do século XIX, o país também conhecido transformação econômica e social, através da expansão das exportações de café ea instituição do sufrágio universal em 1889.
Em 1948, na sequência da anulação da eleição pelo Congresso, os defensores do candidato da oposição Otilio Ulate Branca lançou uma ofensiva armada, considerando-se que eles eram os verdadeiros vencedores da eleição. O confronto civil, irrompe entre partidários Ulate, liderados por José Figueres, eo grupo que apoia o ex-presidente Rafael Angel Calderón Guardia. O confronto se estende por algumas semanas, entre março e abril, mas marca profundamente o país.
Partidários de Otilio Ulate expirar e José Figueres Ferrer assumiu o controle na cabeça do que é conhecido como "O Conselho de Administração da Segunda República Foundation", que permanece no poder há 18 meses. No final deste período, a entrega de potência Otilio Ulate, considerado o vencedor das eleições anuladas em 1948.
Durante o governo da Junta, escrever uma nova Constituição, que preserva as regras sociais emitidos no Governo do Dr. Calderón Guardia (1940-1944). A nova Constituição cria uma autoridade eleitoral independente (Tribunal Superior Eleitoral), responsável por garantir a transparência nas eleições futuras. Além de declarar a abolição do exército, um dos fatos que marcaram a idiossincrasia dos costarriquenhos.
Desde então, a Costa Rica não tem exército, apostas e os instrumentos que o direito internacional oferece para resolver as diferenças entre os países. A abolição do exército permitiu, nos setores de finanças particulares como educação, saúde e acesso à água potável e eletricidade. Desde 1949, as eleições ocorrem regularmente a cada quatro anos, a alternância política é parte dos valores e princípios políticos de Costa Rica. Em 1983, o presidente Luis Alberto Monge declarou neutralidade perpétua da Costa Rica em conflitos armados.
Em 1987, depois de sua participação decisiva no processo de paz na América Central, o presidente Oscar Arias Sanchez ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Atualmente Costa Rica é um país que ainda está comprometida com a proteção da paz, desarmamento, educação e meio ambiente para promover o seu desenvolvimento.
Pontos turísticos
Turrialba
Rio Celeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário