quinta-feira, 15 de maio de 2014

Países da copa

Rússia




Nos primeiros séculos da Era Cristã, os territórios da atual Rússia eram ocupados por eslavos, hunos, godos e outros povos.
Após um período de dominação mongol, dos séculos 13 ao 15, o Principado de Moscou emergiu gradualmente, incorporando os principados vizinhos.
No início do século 17, a dinastia Romanov continuou essa política de expansão em direção à Sibéria. Sob a liderança de Pedro I (de 1682 a 1725), os domínios foram estendidos até o Mar Báltico e o País foi rebatizado como Império Russo. No século 19, novas incorporações territoriais foram feitas na Europa e na Ásia. A Rússia tornou-se o maior país do mundo.
Em 1812, Napoleão invadiu a Rússia e sua derrota foi o início do fim do Império Francês.
No início do século 20, a derrota na guerra com o Japão contribuiu para a Revolução de 1905, que resultou na formação de um parlamento e outras reformas. As derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial e tumultos generalizados nas principais cidades russas, resultaram na derrubada da família imperial, em 1917.
Os comunistas, sob a liderança de Vladimir Lenin, tomaram o poder logo depois e formaram a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seu sucessor, Josef Stalin fortaleceu o regime comunista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Rússia foi arrasada pelos alemães, mas não derrotada. Os nazistas foram vencidos em Stalingrado. Stalin investiu tudo na defesa da cidade que levava seu nome. A derrota dos nazistas foi um ponto de inflexão na Guerra e os Aliados começaram a ganhar terreno.
No final anos '50 e início dos '60, os soviéticos eram vistos, por muitos, como os mais avançados do Planeta. Lançaram o Sputnik, em 1957, o primeiro satélite artificial, e mandaram o primeiro homem ao espaço, em 1961.
O aparente sucesso do regime soviético fortaleceu os ideais comunistas em todo o mundo, inclusive no Brasil. O que não muitos sabiam era que esse sucesso era embasado no terror, ao um custo de milhões de vidas e da exploração do povo, em benefício da propaganda do regime.
Stalin provavelmente inspirou-se no regime de terror de Robespierre e terminou como o líder francês, enviado à morte pelos demais membros da Convenção Nacional, pois temiam serem os próximos na lista da guilhotina. Tudo indica que Stalin foi envenenado por seus companheiros, que também temiam serem enviados à morte. Os horrores de Stalin foram denunciados por Nikita Kruschev, seu sucessor.
Nos anos '70, sob a liderança de Brejnev, a realidade da economia soviética começou a desmascarar-se. O regime estava estagnado. Alguns russos não perdiam o humor, dizendo: o governo faz de conta que nos paga e nós fazemos de conta que trabalhamos. Brejnev era mais respeitado pela dimensão de suas sobrancelhas que por suas realizações.
Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu a liderança da URSS e iniciou a glasnost (abertura) e a perestroika (reestruturação), na tentativa de modernizar o comunismo, mas o mastodôntico império soviético já era um doente em fase terminal. Em 1991, a URSS desmantelou-se.
Após um período de forte crise econômica, a Rússia vem dando passos largos em sua reestruturação, com um regime semi-autoritário, centralizado e eleições.

DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 17.075.400 km²
CAPITALMoscou
POPULAÇÃO: 142,9 milhões (Censo de 2010)
MOEDA:  rublo
NOME OFICIAL
: Federação Russa (Rossíyskaya Federátsiya). 
NACIONALIDADE: russa
DATA NACIONAL: 12 de junho (Dia da Pátria).
Brasão de Armas da Rússia Brasão de Armas da Rússia

GEOGRAFIA DA RÚSSIA:
LOCALIZAÇÃOuma parte no leste da Europa e outra no norte da Ásia
FUSO HORÁRIO:  + 6 horas em relação à Brasília
CLIMA DA RÚSSIA
subpolar (extremo N), temperado continental (maior parte), de montanha (centro).
CIDADES DA RÚSSIA (PRINCIPAIS)
Moscou, São Petersburgo, Ninji Novgorov , Novosibirsk, Yekaterinburgo, Rostov-na-Donu, Kasan
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO:
 russos 82%, tártaros 4%, ucranianos 3%, chuvaches 1%, outros 10% (1996).
IDIOMAS: russo (oficial), chuvache, calmuco, chechene
RELIGIÃOcristianismo (59,7%), sem religião (25,8%), islamismo (7,6%), ateísmo (5,1%), , outras (1,8%) - dados de 2005
DENSIDADE DEMOGRÁFICA 8,3 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO-0,2% ao ano (1995 a 2000).
TAXA DE ANALFABETISMO0,5% (censo de 2007).

IDH: 0,788 (alto) - Pnud 2012
ECONOMIA DA RÚSSIA:
Produtos Agrícolas: batata, trigo, cevada, outros cereais.
Pecuáriasuínos, bovinos, ovinos, aves
Mineraçãocobre, minério de ferro, níquel, turfa, aluminio, carvão, gás naturalpetróleo.
Indústria
alimentícia, máquinas, siderúrgica (ferro e aço), equipamentos de transporte, química.
PIB: US$ 
2,50 trilhões (estimativa 2012)
PIB per Capita: US$ 17.700 (estimativa 2012)
RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Banco Mundial, APEC, CEI (Comunidade dos Estados Independentes), FMI, G-8, ONU

Pontos turísticos

Teatro Bolshoi

Praça vermelha

Jogadores



Nenhum comentário:

Postar um comentário